domingo, 14 de agosto de 2011

Aula com Claudia Damasio (olhar/função/experiencia)

Dia 10/08 tivemos aula de análise do movimento com Claudia Damasio, e vou apontar algumas impressões que apareceram com mais força pra mim.


- Pensar com os olhos: falamos muito sobre o olhar, seu papel, sua função. Notamos que acionamos um olhar fixo, que sugeri "um fora, que é exato" e também um olhar mais interiorizado que passeia por dentro da cabeça parecendo estar pensando. Léo deu uma dica que pra não exigir sempre um olhar fixo (objetivo) é legal não ir até a imagem e sim trazê-la, o que me lembrou o trabalho de Viewpoints que experimentamos com Denise Stutz.


- Funcionalidade como experiência: quando atarefamos alguma parte do corpo é bem diferente de apenas mover, porque é na função do fazer que a experiência, de fato, acontece. Aqui há uma problematização do corpo com o espaço, com o olhar, e a percepção pode ser modificada. Prestei atenção quando a Claudia sugeriu que trabalhássemos a partir da cabeça, observei que no apenas mover a cabeça acionamos o mesmo lugar sempre, que é o apenas mover pra todos os lados, já quando criamos uma função no fazer, construímos espaço e somos modelados por ele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário