aula de Iyengar yoga - profa. Marcia Barros / fev 2011 |
A Cia Dani Lima foi contemplada com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural de Manutenção de Grupos e Companhias de dança. O patrocínio vai possibilitar o desenvolvimento do trabalho da companhia durante os anos de 2011 e 2012, promovendo a continuidade de suas atividades regulares, a circulação do seu repertório, a realização de intercâmbios multidisciplinares,além da produção e difusão de sua futura criação : 100 gestos que marcaram o século XX.
O projeto investe também na partilha de informação e formação, propondo atividades compartilhadas entre comunidade artística e sociedade , através de intercâmbios de treinamento, de criação e de pesquisa.
Iniciando as atividades compartilhadas de 2011, a Cia Dani Lima partilha seu treinamento regular com artistas do corpo e da cena. São aulas de corpo e movimento com profissionais de perfis variados. As vagas são limitadas e para fazer as aulas é necessário se inscrever a cada mês (mandar CV curto para danilimaresidencia@gmail.com).
Hatha Yoga
abril e maio | terças de 9:30 hs às 11 hs
As aulas visarão a força e os alinhamentos em cada postura. Trabalhando um minuto em cada postura para atingir um condicionamento físico adequado para o bailarino, protegendo suas articulações, renovando sua energia e reequilibrando suas diferenças laterais e cruzadas.
Carolyna Aguiar
Formada na Faculdade de Dança Angel Vianna. Começou a estudar Yoga e meditação em 1989 na Índia com o mestre Osho. Conheceu Siddha Yoga em 1991 e desde então pratica seus ensinamentos. Em 1998 concluiu sua primeira formação em Hatha yoga com John Friend na Siddha Yoga. Continua estudando seu método até hoje, ligados aos ensinamentos do Shivaísmo da Caxemira, que são a base de Siddha Yoga, mas também power yoga, ashtanga yoga e Iyengar yoga. Desde 1999 dá aulas regularmente e inaugurou diversos lugares no Rio de Janeiro dedicados a prática. www.produtoraolhodeboi.com.br/carolynaaguiar
Arquitetura do Corpo em Movimento
A aula propõe libertar a expressão e o ser dançante de cada um ao investigar como o corpo em movimento reflete nosso estado de espírito, nosso pensamento e nossa forma de estar presente no espaço. O objetivo é entrar em contato consigo (seu corpo, sua percepção interna, sua dança) e com o outro (pelo toque, condução e improvisação), através de exercícios de contato-improvisação, jogos lúdicos e ritmos dançantes, para despertar a expressão espontânea do corpo e encontrar fluência e ritmo na arquitetura do corpo em movimento.
Andrea Jabor
Coreógrafa, bailarina e diretora da cia. Arquitetura do Movimento, que completa 11 anos. A companhia possui um repertório com mais de 10 espetáculos apresentados no Brasil e na Europa. Andrea também trabalha como diretora de movimento e preparadora corporal para teatro e cinema. Tem Graduação pela "School for New Dance Development", Amsterdam, Pós-graduação em dança pela UniverCidade/RJ e especialização pelo "Laban Centre" de Londres. Recentemente concluiu uma trilogia e pesquisa sobre as matrizes da dança do samba. www.andreajabor.com.br
Corpo Presente
A experimentação de um corpo que se move a serviço da imaginação e dos sentidos, impulsionado por imagens, associações e memórias. Jogos corporais estabelecem relações e ampliam a percepção do que nos rodeia: o espaço, o tempo, os outros.
Denise Stutz
Foi fundadora do grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues durante 10 anos. Foi professora da Escola Angel Vianna. A partir de 2000 passou a criar seus solos com os quais se apresentou no Brasil, Europa, África e Austrália. Também tem trabalhado em colaboração com diversos coreógrafos e diretores nacionais e internacionais.
Treinamento – “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”...
maio/ segundas de 10:30 hs às 12 hs e quintas de 9:30 hs às 11 hs
Partindo do treinamento físico estruturado pelo diretor de teatro Polonês Jerzy Grotowski as aulas trabalharão questões relacionadas à presença do performer. Este trabalho se dá de forma coletiva, isto é, todos habitam concomitantemente o espaço, através de uma partitura de ações: caminhadas, corridas, exercícios de salto, força, equilíbrio e alongamento; colocando em jogo as seguintes questões: Como observar o outro e a si mesmo ao mesmo tempo? Como povoar, dar corpo-presente ao movimento?
Marcela Levi
Performer e coreógrafa. Desde 2002 vem elaborando uma linguagem que tumultua a hierarquia entre corpo e objeto, incidindo sobre diversas dicotomias que muitas vezes balizam nossa percepção. Seus projetos tem sido apresentados em vários festivais e centros de arte no Brasil, Europa e América Latina. Colabora com as coreógrafas Vera Mantero, Dani Lima e Lia Rodrigues e com os fotógrafos Claudia Garcia e Manuel Vason. http://www.marcelalevi.com/
Marcela Levi /Treinamento – “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”...
Junho | segundas de 10:30 hs às 12 hs
João Saldanha | Dança
Junho | terças de 9:30 hs às 11 hs e sextas, de 10:30 hs às 12 hs
Redescobrindo os eixos horizontais e verticais pelas articulações e posturas. João Saldanha atua no cenário da dança brasileira há 33 anos. Desde 1987 tem sua companhia – Ateliê de Coreografia, tendo criado inúmeros espetáculos e recebido diversas premiações e bolsas, entre as quais Prêmio APCA 2008, Prêmio Icatu/ Holding 2005 e Bolsas Vitae de Artes/ 2004, entre outros.
João Saldanha | Dança
Julho | terças e quintas de 9:30 hs às 11 hs
agosto e setembro | segundas e quartas de 9 às 10:30 hs
Andrea Jabor | Arquitetura do Corpo em Movimento
A aula propõe libertar a expressão e o ser dançante de cada um ao investigar como o corpo em movimento reflete nosso estado de espírito, nosso pensamento e nossa forma de estar presente no espaço. O objetivo é entrar em contato consigo (seu corpo, sua percepção interna, sua dança) e com o outro (pelo toque, condução e improvisação), através de exercícios de contato-improvisação, jogos lúdicos e ritmos dançantes, para despertar a expressão espontânea do corpo e encontrar fluência e ritmo na arquitetura do corpo em movimento.
Andrea Jabor é coreógrafa, bailarina e diretora da cia. Arquitetura do Movimento, que completa 11 anos. A companhia possui um repertório com mais de 10 espetáculos apresentados no Brasil e na Europa. Andrea também trabalha como diretora de movimento e preparadora corporal para teatro e cinema. Tem Graduação pela "School for New Dance Development", Amsterdam, Pós-graduação em dança pela UniverCidade/RJ e especialização pelo "Laban Centre" de Londres. Recentemente concluiu uma trilogia e pesquisa sobre as matrizes da dança do samba. www.andreajabor.com.br
junho, julho e agosto | terças e quintas de 9 às 10:30 hs
João Saldanha | Dança
Redescobrindo os eixos horizontais e verticais pelas articulações e posturas.
João Saldanha atua no cenário da dança brasileira há 33 anos. Desde 1987 tem sua companhia – Ateliê de Coreografia, tendo criado inúmeros espetáculos e recebido diversas premiações e bolsas, entre as quais Prêmio APCA 2008, Prêmio Icatu/ Holding 2005 e Bolsas Vitae de Artes/ 2004, entre outros.
agosto e setembro| sextas, de 9 às 11 hs
Dani Lima | Ferramentas para improvisação e composição de movimentos
Experimentações, improvisações, jogos e composições instantâneas buscarão estimular o acesso ao imaginário, o domínio de ferramentas diversas, a diversificação da palheta gestual, a autonomia, a capacidade de escuta e de concentração e a prática coletiva.
2012
Método
Feldenkrais | Esther Schorr
Raphael
O Método Feldenkrais
utiliza os mais recentes insights da neurologia, neuropsicologia e psicologia
para criar um processo de aprendizado humano holístico. De uma maneira singular
ele favorece a habilidade humana de desenvolver-se continuamente através do
aprendizado.
Nossos hábitos de
movimento, sentimento e ação são resultados de numerosos fatores como costumes
sociais, imitação, lesões físicas, traumas emocionais, etc. Freqüentemente
estes hábitos nos mantêm num patamar de desenvolvimento muito inferior ao nosso
potencial.
O processo de
aprendizado proposto pelo Método Feldenkrais visa a realização pessoal a partir
da integração de porções cada vez maiores do nosso potencial inato nas ações do
dia-a-dia. Agimos de acordo com nossa auto-imagem e é trabalhando sobre ela que
podemos permitir a expressão plena de nossos potenciais. Para tanto, o Método
nos conduz à experiência imediata do corpo numa atmosfera de auto-experimentação
sem julgamentos e sem compulsão por resultados. Como conseqüência,
experimentamos um aprendizado orgânico e uma reorganização pessoal.
O Método Feldenkrais
aborda a pessoa como um todo, considerando função, estrutura e ambiente como
uma unidade. Levando-se em conta o contexto cultural, emocional e biológico, os
hábitos de movimento e postura são re-experimentados favorecendo a formação de
novos padrões. Através deste processo podemos superar as restrições impostas
pelos hábitos inconscientes e desenvolver maior capacidade de escolha. Podemos
então nos conduzir mais de acordo com nossos sonhos e potenciais.
Esther
Schorr Raphael
Pesquisadora,
sendo terapeuta e professora de técnicas corporais há 25 anos. Formou-se
no Método Feldenkrais em Israel, no ano de 2001, com certificação da Federação
Internacional de Feldenkrais. Formou-se em Dança (1987) e Recuperação Motora e
Terapia através do Movimento (1992) pela Escola Angel Vianna, no Rio de
Janeiro.
No período em que morou em Israel ela atuou durante
dois anos como uma das assistentes de Mark Reese nas pesquisas biográficas
sobre Moshe Feldenkrais.
Na formação Feldenkrais Rio 2009 ela desempenha o
papel de organizadora local, contando com sua experiência no Método Feldenkrais
tanto em Israel como no Rio de Janeiro e com sua ampla inserção no meio das práticas
de movimento, dança e terapias corporais da cidade.
Março e abril| Terças, 9 às 10:30 hs
Treinamento – “Toda vez que eu dou um passo o mundo
sai do lugar”...
maio/ segundas de 10:30 hs às 12 hs e quintas de 9:30
hs às 11 hs
Partindo do treinamento físico estruturado pelo
diretor de teatro Polonês Jerzy Grotowski as aulas trabalharão questões
relacionadas à presença do performer. Este trabalho se dá de forma coletiva,
isto é, todos habitam concomitantemente o espaço, através de uma partitura de
ações: caminhadas, corridas, exercícios de salto, força, equilíbrio e
alongamento; colocando em jogo as seguintes questões: Como observar o outro e a
si mesmo ao mesmo tempo? Como povoar, dar corpo-presente ao movimento?
Marcela Levi
Performer e coreógrafa. Desde 2002 vem elaborando uma
linguagem que tumultua a hierarquia entre corpo e objeto, incidindo sobre
diversas dicotomias que muitas vezes balizam nossa percepção. Seus projetos tem
sido apresentados em vários festivais e centros de arte no Brasil, Europa e
América Latina. Colabora com as coreógrafas Vera Mantero, Dani Lima e Lia
Rodrigues e com os fotógrafos Claudia Garcia e Manuel Vason. http://www.marcelalevi.com/
Março e abril| quartas e sextas, 9 às 10:30 hs
Andrea Jabor | Arquitetura do Corpo em Movimento
A aula propõe libertar a expressão e o ser
dançante de cada um ao investigar como o corpo em movimento reflete nosso
estado de espírito, nosso pensamento e nossa forma de estar presente no espaço.
O objetivo é entrar em contato consigo (seu corpo, sua percepção interna, sua
dança) e com o outro (pelo toque, condução e improvisação), através de
exercícios de contato-improvisação, jogos lúdicos e ritmos dançantes, para
despertar a expressão espontânea do corpo e encontrar fluência e ritmo na
arquitetura do corpo em movimento.
Andrea Jabor é coreógrafa, bailarina e
diretora da cia. Arquitetura do Movimento, que completa 11 anos. A companhia
possui um repertório com mais de 10 espetáculos apresentados no Brasil e na
Europa. Andrea também trabalha como diretora de movimento e preparadora
corporal para teatro e cinema. Tem Graduação pela "School for New
Dance Development", Amsterdam, Pós-graduação em dança pela UniverCidade/RJ
e especialização pelo "Laban Centre" de Londres. Recentemente
concluiu uma trilogia e pesquisa sobre as matrizes da dança do samba. www.andreajabor.com.br
Março e abril| quintas, 9 às 10:30 hs
Dani Lima | Ferramentas para improvisação e composição
de movimentos
Experimentações, improvisações, jogos e composições
instantâneas buscarão estimular o acesso ao imaginário, o domínio de
ferramentas diversas, a diversificação da palheta gestual, a autonomia, a
capacidade de escuta e de concentração e a prática coletiva.