1- CABEÇA BAIXA. na escola, quando a professora saia da sala sempre deixava a representante da turma para "tomar conta". a representante anotava no quadro negro o nome das crianças q não se comportavam. meu nome sempre estava escrito. pra q ele saísse, nós bagunceiros tinhamos q mostrar q estavamos quietos. faziamos isso abaixando a cabeça sobre o braço. eu mantinha a cabeça baixa, mas virada de lado p cochichar com alguem e de vez em quando olhava p quadro p ver se meu nome tinha saído.
2- PARALISIA DO SONO. na adolescencia, tive uma "coisa" ao acordar q acontecia com certa frequencia. as primeiras vezes q aconteceu eu fiquei assustado, mas depois passei controlar a situação. no momento q acordava tentava me mexer e não conseguia. meu corpo nao estava tenso, ele simplesmente não respondia a minha vontade. logo em seguida, ao me dar conta da inercia em q estava me faltava o ar. neste momento eu começava a fazer uma força enorme para mover-me, mas q nao se realizava no corpo. parecia q estava desencarnado. q por milagre tinha separado corpo e mente. e era só mente. quando a força já era tamanha e o ar quase escasso eu conseguia me mexer. esse rompimento da inercia para o movimento não se dava de forma brusca, apesar da força tamanha q eu fazia o movimento era vagaroso. o mesmo de todos os dias ao levantar pela manha. como se nada tivesse acontecido.
3- MÃO NO ROSTO. aos 8 anos já conseguia identificar alguns gestos caracteristicos de cada um lá em casa. meu pai sentava todos os dias para ver o jornal. ele nunca assistia de fato. eu acho q era só um pretexto p ele refletir sobre o dia. e quando tinha algo q o afligia ele abaixava a cabeça e a apoiava na testa com o cotovelo sobre o braço expressando inconscientemente sua preocupação. eu era pequeno, mas meus pais não conseguiam esconder de mim os problemas de casa. foi uma época difícil de grana. meu pai abaixava a cabeça todos os dias.
4- PAZ E AMOR (movimento hippie).
5- FUMAR
6- BALÉ. fiz balé clássico durante quase dez anos. não havia nada que gostasse mais do que a "postura" do bailarino. nenhum passo específico ou a "virtuose" eram mais importantes. adorava ser um "danseur noble", ter "aplomb" ou parecer ser/ter pelo menos.
7- SINAL DA CRUZ (catolicismo).
8- XINGAR PALAVRÃO. quando era criança tinha uma vizinha q me dizia q sabia q eu estava brincando na rua pq o meu "filha da puta" era inconfundível. eu falava muito palavrão.
9- PSI PSI. quando era criança meu pai nos botava (eu e minha irmã) p dormir fazendo um som como "psi psi". parecido quando a gente quer chamar um gato.
10- COBERTINHO. eu e minha irmã sempre pedíamos p mamãe fazer "cobertinho" antes de dormir. ele levantava o lençol com um movimento rápido até a altura dos olhos e deixava cair suavemente até q tocasse em nós. em seguida, ela nos "embrulhava" com o cobertor e nos dava um bjo de boa noite na cabeça.
esse cobertinho parece mais um casulinho... que fofo!
ResponderExcluiressa na foto é minha sobrinha ! fiz toda a receita no lugar da minha mãe !
ResponderExcluir