Desdobramento do processo de pesquisa e criação do
projeto “100 gestos que marcaram o século
XX”, da Cia Dani Lima (2011/2012), o livro “Gesto: práticas e discursos”
conta com dez entrevistas com especialistas vindos de diferentes domínios - Isabelle Launay (História e Teoria da Dança), Benilton Bezerra
(Psiquiatria e Psicanálise), Charles Feitosa (Filosofia), Luis Camillo Osório
(Artes Visuais), Silvia Soter (Educação
Somática/Dança), Tatiana Rocque (Filosofia da matemática), Massimo Canivacci
(Antropologia), Antônio Nóbrega (Cultura popular – Dança e Música), Denilson
Lopes (Comunicação e Cinema), Christine Greiner (Comunicação e Semiótica/
Dança) – a propósito das idéias de gesto em suas práticas e áreas de atuação. Patrocinada
pelo Fundo de Apoio à Dança (FADA), da Prefeitura do Rio, esta publicação, reúne ainda escritos e
imagens do processo de criação e do espetáculo “100 gestos”, da Cia Dani Lima,
assim como um ensaio fotográfico feito especialmente para o livro.
O que define um gesto? Onde ele começa? Quais as relações entre gesto,
postura, atitude, intenção, pensamento, movimento, contexto, linguagem,
comunicação? Que gestos nos afetam? Que
gestos nos formaram? Uma dança é sempre feita de gestos? O que podem os gestos
revelar sobre as escolhas
afetivas-estéticas-éticas-políticas dos corpos e de suas danças ?
Tudo começou com o desejo de mapear os 100 gestos que marcaram o século XX,
na busca de descobrir novas perspectivas para decifrar as corporeidades
contemporâneas e suas escolhas estéticas e políticas. Um desejo de criar uma
espécie de ‘museu do gesto’, onde pudéssemos observar certos parâmetros de
corpo sendo replicados e transformados de geração em geração. Com o apoio do Programa Petrobras de Manutenção a Grupos e
Companhias de Dança, esse desejo se transformou em um vasto projeto de
pesquisa que se desdobrou em diversas
atividades entre 2011 e 2012 – uma série de entrevistas, um grupo de estudos;
aulas de corpo e ateliês de criação, espetáculos.
Na primeira etapa do projeto, que contou com a colaboração do dramaturgo e pesquisador francês Christophe Wavelet, no lugar de tentar responder essas perguntas, fizemos tábula rasa e começamos entrevistando especialistas de várias áreas que se relacionam de alguma forma com o gesto, indagando como cada um deles encontrou a questão do gesto em suas vidas e práticas profissionais. A riqueza destas entrevistas, em sua maioria aqui publicadas, abriu um vasto panorama de interpretação para o conceito de gesto, revelando novos pontos de vista e norteando nossas pesquisas coreográficas e dramatúrgicas. Com uma equipe de seis bailarinos, vindos de lugares e backgrounds distintos no campo da dança, mergulhamos no levantamento de vertiginosas listas de gestos, matéria prima da construção do espetáculo “100 gestos”, que estreou em Agosto de 2012 no Rio de Janeiro.
Na primeira etapa do projeto, que contou com a colaboração do dramaturgo e pesquisador francês Christophe Wavelet, no lugar de tentar responder essas perguntas, fizemos tábula rasa e começamos entrevistando especialistas de várias áreas que se relacionam de alguma forma com o gesto, indagando como cada um deles encontrou a questão do gesto em suas vidas e práticas profissionais. A riqueza destas entrevistas, em sua maioria aqui publicadas, abriu um vasto panorama de interpretação para o conceito de gesto, revelando novos pontos de vista e norteando nossas pesquisas coreográficas e dramatúrgicas. Com uma equipe de seis bailarinos, vindos de lugares e backgrounds distintos no campo da dança, mergulhamos no levantamento de vertiginosas listas de gestos, matéria prima da construção do espetáculo “100 gestos”, que estreou em Agosto de 2012 no Rio de Janeiro.
Mas o
projeto não acabou ai. Sentimos a necessidade de partilhar publicamente o
riquíssimo processo de pesquisa desse projeto, o que foi possível com o apoio
do Fundo de Apoio à Dança (FADA), que patrocinou esta publicação, reunindo as
entrevistas, escritos e imagens do processo de criação e do espetáculo final, e
um ensaio fotográfico feito especialmente para este livro.
Sem ignorar que o gesto atravessa todos os domínios
da comunicação humana, da política à moda, da filosofia à arquitetura, do
cinema à psicanálise, o foco principal de nossa pesquisa sempre foi o corpo. Tentar
decifrar na gênese do movimento o que se expressa como gesto. Buscar dar
visibilidade ao complexo emaranhado de
memórias pessoais, aprendizado social e contaminações que tecem a expressão de cada sujeito desde a mais
tenra infância e que são uma forma de ser-corpo
no mundo. Procurar desvendar universos gestuais particulares a partir das relações
que o corpo tece com o peso, com o espaço, com o tempo, com o movimento, com os
outros corpos, com o público, com a representação e etc, revelando que o
movimento dançado é um discurso. Um corpo que dança revela a especificidade da
performance que ele inicia, onde as
informações que se processam nele se articulam e se dão a ver com todas as
implicações políticas e sociais que lhe são implícitas, seja nas relações com o
próprio movimento, seja nas relações que estabelece com a cena e com o
contexto no qual está inserido. Nenhum gesto é inocente, nenhuma dança é “só
estética”. Cada vez que colocamos um corpo dançando em cena afirmamos um
projeto de mundo, dizemos com gestos o que é importante e o que não, o que
merece ser apreciado, em que valores acreditamos, quais bandeiras defendemos,
mesmo que inconscientemente. Cada projeto estético, por sua vez, não é
independente do mundo que o cerca. Foi gestado nesse mundo e com ele dialoga,
dando visibilidade a determinados parâmetros, dando voz ou calando algum
discurso. E dessa forma colaborando na manutenção ou na transformação dos
valores que o engendram. Todas estas relações são extremamente complexas e não
devem ser simplificadas, como o fazem os manuais que interpretam os
significados dos gestos como se eles não fossem estruturas abertas e plásticas,
que se transformam e ganham novos sentidos de acordo com o contexto onde estão
inseridos. Como decifrar o complexo emaranhado de memórias pessoais,
aprendizado social, contaminações e interpretações que tecem a expressão física
de cada sujeito? Não são muitas das nossas escolhas inconscientes e
involuntárias, heranças adquiridas nas relações familiares e sócio-culturais,
nas informações apreendidas e processadas ao longo da vida?
A aposta em um procedimento inventariante
vertiginoso, tanto no processo de pesquisa e criação do espetáculo quanto
aqui no livro, optando por uma variedade
de abordagens conceituais e universos gestuais, é uma escolha. Fazendo minhas as palavras de
Umberto Eco, em “A Vertigem das listas”: Não são as listas e inventários uma “tentativa
de dar conta da multiplicidade do mundo, apontando simultaneamente, para os
códigos reconhecidos de classificação e para uma maneira particular de captar, por
sob as diferenças nomeadas e previstas, os parentescos subterrâneos entre as
coisas, suas semelhanças dispersas ? Ou num plano inversamente simétrico:
captar, por sob as semelhanças
explícitas, as diferenças invisíveis entre os objetos repetidos de uma
série?” E existem listas coerentes, que reúnem entidades com algum
tipo de parentesco, e listas incongruentes, como a enciclopédia chinesa de
Borges, que tanto nos inspirou na confecção dessa coleção de gestos, práticas e
discursos, e na qual os animais se dividem em: “a) pertencentes ao imperador,
b) embalsamados, c) domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães
em liberdade, h) incluídos na presente classificação, i) que se agitam como
loucos, j) inumeráveis, k) etcetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que
de longe parecem moscas".
Dani lima
Joker123
ResponderExcluirFafaslot
S128
Sv388
IDNPLAY
Nagaqq Yang Merupakan Agen Bandarq terbaik , Domino 99, Dan Bandar Poker Online Terpercaya di asia hadir untuk anda semua dengan permainan permainan menarik dan bonus menarik untuk anda semua
ResponderExcluirBonus yang diberikan NagaQQ :
* Bonus rollingan 0.5%,setiap senin di bagikannya
* Bonus Refferal 10% + 10%,seumur hidup
* Bonus Jackpot, yang dapat anda dapatkan dengan mudah
* Minimal Depo 15.000
* Minimal WD 20.000
* Deposit via Pulsa TELKOMSEL
* 6 JENIS BANK ( BCA , BNI, BRI , MANDIRI , CIMB , DANAMON )
Memegang Gelar atau title sebagai AGEN POKER ONLINE Terbaik di masanya
Games Yang di Hadirkan NagaQQ :
* Poker Online
* BandarQ
* Domino99
* Bandar Poker
* Bandar66
* Sakong
* Capsa Susun
* AduQ
* Perang Bacarrat
* Perang Dadu (New Game)
Info Lebih lanjut Kunjungi :
Website : NAGAQQ
Facebook : NagaQQ official
WHATSAPP : +855977509035
Line : Cs_nagaQQ
TELEGRAM :+855967014811
BACA JUGA BLOGSPORT KAMI YANG LAIN:
Winner NagaQQ
Daftar NagaQQ
nagaqq
Joker123 merupakan salah satu situs yang bekerjasama dengan agen judi online terpercaya LuckyPoker77 dengan game terbaru slot joker gaming online 2021. Situs Terpercaya: Joker123 dan joker slot terbaru
ResponderExcluirSlot Online merupakan game slot online yang telah banyak dimainkan oleh jutaan orang di indonesia.
ResponderExcluirfafaslot login
Fafaslot88
Fafa slot
agen fafaslot 88
Daftat fafaslot 88
SITUS FAFASLOT
Sbobet
ResponderExcluirJoker Gaming
Agen Sbobet
Joker123
Pragmatic Play
Joker123
Sbobet
Joker123
Agen Sv388
Sbobet
Thank you for article
ResponderExcluirunimuda Sorong, Indonesia