segunda-feira, 9 de julho de 2012

em cartaz


Começou com o desejo de mapear 100 gestos que marcaram o século XX na busca de descobrir novas perspectivas para decifrar as corporeidades contemporâneas. Se organizou como um projeto de pesquisa  que tem se desdobrado em várias atividades nos últimos 2 anos - grupo de estudos; aulas de corpo e ateliês de pesquisa, livro, espetáculos e vídeos.
Sem ignorar que o gesto atravessa todos os domínios da comunicação humana, da política à moda, da filosofia à arquitetura, do cinema à psicanálise, o foco principal sempre foi o corpo. Decifrar na gênese do movimento o que se expressa como gesto. Dar visibilidade  ao complexo emaranhado de memórias pessoais, aprendizado social e contaminações  que tecem a expressão de cada sujeito.
Um projeto que levantou mais perguntas do que respostas. Onde começa um gesto? Que gestos nos formaram ? Que gestos nos afetam? Que gestos cada um escolheria para uma lista dos 100 mais significativos do século? O que um inventário de gestos pode revelar sobre as escolhas afetivas-estéticas-éticas-políticas dos corpos e  de suas danças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário