grupo de estudos (GE)


O Grupo de estudos começou suas atividades em 2 de maio de 2011. Os encontros são semanais, todas as segudas feiras, às 19:30 hs, sob a coordenação de Silvia Soter. O propósito do grupo é estudar a respeito do gesto, a partir da variedade de compreensões e práticas que encerram este conceito. As primeiras leituras têm sido as entrevistas feitas em Novembro e Dezembro de 2010, com a colaboração do pesquisador francês Christophe Wavelet, com especialistas vindos de diferentes domínios - da antropologia à filosofia, da psicanálise à história, da sociologia às ciências cognitivas, da arqueologia à história das artes (cinema, música, dança, arquitetura, litaratura, teatro), e dos estudos somáticos e da clínica, a partir das questões:

- Que dimensões relativas às idéias de gesto lhe interessam particularmente dentro de sua pesquisa e prática próprias?

- A noção de gesto está costurada à própria noção de corpo e atravessa muitas disciplinas e campos do conhecimento. Em que medida os conceitos de “corpo” e “gesto” se equivalem e se diferenciam na sua prática profissional e em outras práticas que lhe chama atenção?

- Seria possível uma historiografia do gesto? E para tanto, quais  seriam possíveis parâmetros de seleção, classificação e sistematização das práticas do gesto ?

- Em que medida o "gesto de dança" se destingue de outras categorias de gesto, e quais seriam estas categorias?

Participam do grupo de estudos: Alex Cassal, Carla Stank, Dani Lima, Denise Stutz, Eléonore Guisnet, Lia Rodrigues, Lindon Satoru, Marcela Levi, Mariana Aurélio, Neco FX, Rodrigo Maia, Sergio Andrade, Silvia Soter, Thiago Gomes, Tony Hewerton.


textos e leituras

dia 2 de maio - leitura e discussão de entrevista com Silvia Soter

Dia 9 de maio - leitura e discussão: GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3ª edição. São Paulo, Annablume, 2008, Cap. 3.


Dia 23 de maio - apresentação de referências por Sérgio Andrade sobre Jacques Derrida e a desconstrução. Texto base: ANDRADE, Sérgio Pereira. O Grupo CoMteMpu’s e a Dança Frouxa: (re)olhares sobre o pensar-fazer desconstrutivo em Dança. Dissertação (Mestrado)Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.



Dia 30 de maio - leitura e discussão: GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3ª edição. São Paulo, Annablume, 2008, Cap. 4.

Dia 06 de junho - leitura e discussão: GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: SOTER, Sílvia; PEREIRA, Roberto. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002, pp. 11-35.

Dias 13 e 27 de junho  - leitura e discussão do texto LUANAY, Isabelle. "Fábrica de Anti-corpos"

Dia 4 e 11 de Julho - leitura e discussão do texto KATZ, Helena e GREINER, Christine. A Natureza cultural do corpo

Dia 11 de Julho -  leitura e discussão dos textos: KATZ, Helena e GREINER, Christine. A Natureza cultural do corpo  e PAXTON, Steve. Estar perdido

Dia 18 de Julho - leitura/tradução e discussão do texto: GODARD, Hubert. Le Geste Manquant. 1991.

Dia 25 de Julho - leitura e discussão do texto: ROLNIK, Suely; GODARD, Hubert. Olhar Cego. 2004.


Dia 01 e 08 de Agosto - leitura e discussão do texto: ROLNIK, Suely; GODARD, Hubert. Olhar Cego. 2004.

Dia 15 e 22 de agosto - leitura e discussão de entrevista com Benilton Bezerra.

Dia 22 e 29 de agosto - leitura e discussão de entrevista com Luis Camillo Osorio.

Dia 05 de setembro - leitura e discussão do texto MICHAUD, Yves. O corpo e as artes visuais



Dia 12 de setembro - leitura e discussão do texto De Baecque, Antoine. O corpo no cinema



Dia 19 de setembro - leitura e discussão do texto Suquet, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção