domingo, 8 de julho de 2012

idéias/afetos para um futuro texto sobre o espetáculo 100 gestos

Queridas, Fiquei muito feliz de ter ido ao espetáculo. Achei muito muito bom. Penso em escrever sobre ele, mas o tempo aqui está preto até final de julho. Então, fiz um certo 'resumo poético doque quero escrever' e estou enviando para vocês. Tem a ver com que falei com carlinha ontem... Espero que dê para entender... De qualquer jeito, vai em forma de agradecimento. Voltarei, com certeza, antes do final da temporada. Parabéns,queridas... Aí vai: "idéias/afetos para um futuro texto sobre o espetáculo 100 gestos" Percepção – quase imediata, depois que começa o espetáculo - do meu próprio corpo de espectador, de que estou em um corpo: agora juntei as mãos embaixo do queixo, agora sentei melhor na cadeira, agora peguei a mão do meu companheiro; a presença – também quase imediata – de que havia espaço para mim, espectador , no espaço do espetáculo. Vazios – materiais (no cenário) ou simbólicos - que posso habitar. Vontade de levantar e fazer meus gestos – e olhar para eles – junto com aqueles que ali estavam também fazendo seus gestos. Repertórios/Hábitos gestuais/formação: o que fazer com nossa subjugação gestual, com esse corpo que ao mesmo tempo ‘somos nós’ e nos conforma e aprisiona? Com esse repertório que, junto com o corpo e em profunda relação com ele, é também repertório de afeto e pensamento? Ou afetuosamente olhar para ele, mantendo distância afetuosa. Não descartá-lo (impossível). Não incorporá-lo cegamente. Percebê-lo numa distância que é também aceitação (e não). Ou vê-lo bidimensionalmente: através das sombras projetadas ou das sombras dos corpos no escuro. Vê-lo como sombra e desenho no espaço. Distância aí também. Ou repetir esse repertório, numa repetição que desassossega os clichês pessoais (das técnicas, das mídias) e culturais (oriental ou brasileiro) e que nos leva – a nós, espectadores - do riso ao choro. E ainda há as questões de gênero: o que seriam movimentos de homem? Movimentos de mulher? Tatiana Motta Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário