equipe

Criação|

Carla Stank
Carioca, 29 anos, formou-se em Psicologia pela UERJ em 2005; Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação pela UNIRIO em 2009 e em Docência no Ensino Fundamental e Médio - habilitação em Artes pela UCAM em 2011. Estudou Danças Clássicas na Escola Estadual Maria Olenewa entre 1994 e 1997. Também passou por experiências significativas com circo e dança afro entre 2000 e 2005. Colaborou em diversos grupos, coletivos e Cias de dança e de teatro que contribuiram enormemente para que seu pensamento artístico se mantivesse vivo, com autonomia e em atualização: Cia Lúmini (direção de Sérgio Machado); Centro de Investigação Teatral/Movimento (direção de Eduardo Wotzik); 1°, 3° e 4º edições do Ateliê Coreográfico Cia de Dança (orientação de Regina Miranda); Acaso um Grupo? ; Cia Inconsciente em Cena (direção de Antonio Quinet) e Marcio Cunha Dança Contemporânea. Desde 2010 vem atuando numa vertente também performática. Recentemente colaborou na videoinstalação do “Filme Sujo”, de Silvio Tendler; como bailarina no longa-metragem “Billi Pig”, de José Eduardo Belmonte e como corpo da obra da exposição “Grande”, da artista plástica Laura Lima.


Eléonore Guisnet-Meyer
Nasceu em 1979 na França, formada em dança pelo Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança em Lyon e pelo Centro Coreográfico Nacional dirigido por Mathilde Monnier em dança contemporânea. Trabalhou com várias companhias francesas, mas o seu estilo se concretizou com a Companhia Arcosm  (trabalho com voz, ritmo, teatro, música e dança) e com a Companhia Sylvie Guillermin (trabalho acrobático e dança abstrata). No Brasil, assinou a direção de movimento do espetáculo « Fedegunda » dirigido por Karen Acioly e continua a sua formação seguindo a pós-graduação na Faculdade Angel Vianna como preparador corporal na artes cênicas. Participou como performer no projeto da Dani Lima e Paola Barreto « Coreografia para prédios, pedestres e pombos ».

Lindon Shimizu
Nasceu em Porto Alegre em 1983 e morou no Japão durante 10 anos onde estudou da quarta série até se formar no segundo grau. Lá vivenciou diversas culturas e artes nipônicas, principalmente artes marciais. Tem graduação em Teatro pela UERGS e integrou o Grupo Experimental de Dança da Cidade, coordenado por Airton Tomazoni, durante 2 anos. Atuou como bailarino no espetáculo “... Ou algo assim que me intrigue” dirigido por Luciana Paludo. Com diversas atuações em cinema, teatro e TV, foi professor na Escola de Atores de Porto Alegre. Trabalhou durante três anos no Grupo TATO, pesquisando contact-improvisation. Estudou com os doze professores de contact-improvisation do projeto “Sul em Contato”, além de Andrew Harwood e Paula Zacharias, Nita Little, Martin Keogh, Ray Chung, entre outros. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Bailarino, pelo trabalho no espetáculo “Ato ao Acaso”, do grupo TATO. Atualmente reside e trabalho na Cia. Dani Lima de dança no Rio de Janeiro, participando do projeto "100 gestos que marcaram o século XX"


Rodrigo Maia
Nasceu no Rio de Janeiro em 1972. Desenvolve pesquisa sobre corpo e imagem a partir de processos criativos em dança, teatro e literatura. Integrou as companhias: “Lia Rodrigues Companhia de Danças”, “Cia. de Dança Dani Lima” e “Os Dois Cia de Dança Contemporânea”. Trabalhou com “Esther Weitzman Companhia de Dança” e “Laso Cia de Dança”. Criou o solo “...algum início...”, junto com Paulo Marques, para o evento “Solos de Dança do SESC” em 2007. Concebeu e dirigiu a performance “Outra Vez” na Mostra de Dança 2007, no Centro Coreográfico. Foi um dos fundadores da Cia. Os Dezequilibrados-Teatro. Trabalhou como coordenador de performances da mostra de artes “Mostra O Seu Que Eu Mostro O Meu” (MAM Casa França Brasil: 2002–2005). Formado em psicologia-UGF – Licenciatura e Bacharelado), cursou a Faculdade Angel Vianna (Bacharelado, Licenciatura), foi professor de Teatro/Dança-Educação (Ensino Fundamental) da Escola Sá Pereira (2004–2007). Ministrou a Oficina de Teatro –“O Corpo Conta História” e Oficina: “Corpo-Objeto da Percepção” na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Araraquara - SP - 2008); na Escola de Dança Maria Olenewa (RJ - 2008) e no SESC Copacabana (Jan e Fev – 2009). É colaborador do projeto internacional “Fronteiras”, que trabalha no campo artístico, social e educacional, participando de festivais e residências em países da América Latina.

Thiago Gomes
Nascido em 1984, no Estácio, bairro carioca conhecido como: "o berço do samba". Consolidado numa formação que passeia entre os bailes funk cariocas e o balé clássico, interessa-se na resistência do corpo diante dos determinismos e na descoberta da força de recriação em si deste corpo, na função da Arte como posição política e na relação entre as mídias na produção artística. Ao lado de Dani Lima trabalhou em, “Coreografia para prédios, pedestres e pombos” e “Pequeno inventário de lugares comuns”.


Tony Hewerton
É formado em Dança pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte colaborou com o Grupo Ceifa de dança-teatro, como assistente de direção de espetáculos pra rua, viajando pelo Brasil e por Senegal/África. No Rio de Janeiro dançou com a Cia Esther Weitzman os espetáculos “Territórios” e “Por minha parte” nos Festivais de dança em Recife, Londrina, Teresópolis, CCBB-São Paulo e o mais recente “Presenças no Tempo” no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.Participou como interprete/criador do projeto “Coreografia para prédios pedestres e pombos” sob a direção de Dani Lima e Paola Barreto. Tem um trabalho solo “Fui” apresentado no Festival Panorama Rio Dança 2008. E ainda desenvolveu uma videodança “Paralelo Distante” no formato câmera/celular para o Festival Dança em Foco 2010. É bailarino da Dani Lima Cia de Dança e professor de dança contemporânea para adultos e crianças.




--


Direção|Dani Lima

Nasceu no Rio em 1965. Sua formação artística abarca das técnicas de balé, dança moderna e contemporânea e contato-improvisação, às artes circenses, ao teatro e à performance. Foi fundadora e integrante da Intrépida Trupe durante treze anos. Graduou-se em Jornalismo em 1998. Em 97 criou sua companhia, com a qual tem realizado diversos espetáculos, performances e workshops. Seu trabalho à frente de seu grupo investiga questões de identidade/alteridade, memória, percepção, investindo em experiências transdisciplinares na dança  e no desenvolvimento de uma “poética do corpo cotidiano”.Dani é Mestre em Teatro pela Uni-Rio (2005),  publicou o livro “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007). Desde 2001 faz parte do corpo docente da Faculdade de Dança, UniverCidade, RJ. Também tem trabalhado em colaboração com vários artistas e grupos brasileiros, tais como os coreógrafos Lia Rodrigues, Marcela Levy, Denise Stutz, Gustavo Ciríaco, os artistas visuais Tatiana Grinberg, João Modé, os diretores/grupos teatrais Christiane Jatahy, Felipe Rocha, Michel Melamed,  Intrépida Trupe, entre outros.


--

Dramaturgia| Alex Cassal
Nasceu em Porto Alegre em 1967 e atuou nos anos 80 e 90 com grupos teatrais gaúchos como Ói Nóis Aqui Traveiz e Alcatéia. No Rio de Janeiro desde 1996, trabalha com artistas da cena contemporânea carioca como Dani Lima, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Alice Ripoll e Gustavo Ciríaco. Dirigiu, com Felipe Rocha, o espetáculo “Ele precisa começar”, há dois anos circulando por inúmeras cidades brasileiras e “Ninguém falou que seria fácil”. Desde 2009, vem colaborando com o coletivo português Mundo Perfeito em projetos como Estúdios, Cartões de Visita e Hotel Lutécia. Em 2008, fez parte do Programa de Residências Artísticas para Criadores de Iberoamérica no México, criando um espetáculo com artistas latino-americanos. Foi selecionado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com dois projetos: a coreografia “Gêmeos” e o vídeo “Jornada ao umbigo do mundo”, já exibido em festivais em países como Uruguai, Argentina, EUA, México, Alemanha, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, China e Japão.


--


Coordenação/Manutenção de Blog e Pesquisador convidado| Sérgio Andrade
Nasceu em Salvador-Ba em 1985. Possui Mestrado em Artes Cênicas, PPGAC-UFBA (2010), Graduação em Licenciatura em Dança pela UFBA (2008) e, atualmente, está no processo de mestrado/doutorado em Filosofia na PUC-Rio. É um dos Co-Criadores e Diretor do Grupo CoMteMpu's – Linguagens do Corpo (Salvador-Ba), tendo sido um de seus co-fundadores em 2005, onde desde então realiza trabalhos de pesquisa e co-criação em Dança, Performance, Intervenção e Vídeo. Participou em 2008 do Programa de Residência Artística da Fundación Lugar a Dudas em Cali, Colômbia, desenvolvendo o projeto Cuerpo-Plástico-Objeto-Cosa en Cali, continuidade da pesquisa do Grupo CoMteMpu’s. Com o CoMteMpu’s já produziu mais de nove obras contempladas por diversos prêmios e editais no Estado da Bahia, tendo participado de eventos locais e internacionais como: I Plataforma Internacional de Dança da Bahia, 7 Festival de Performance de Cali (Colômbia) e VII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política (New York University e Universidad Nacional de Colombia – EUA/COL). Nos anos 2009 a 2010 foi professor substituto da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.