terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gesto : práticas e discursos | LIVRO

Desdobramento do processo de pesquisa e criação do projeto “100 gestos que marcaram o século XX”, da Cia Dani Lima (2011/2012), o livro “Gesto: práticas e discursos” conta com dez entrevistas com especialistas vindos de diferentes domínios - Isabelle Launay (História e Teoria da Dança), Benilton Bezerra (Psiquiatria e Psicanálise), Charles Feitosa (Filosofia), Luis Camillo Osório (Artes Visuais), Silvia Soter (Educação Somática/Dança), Tatiana Rocque (Filosofia da matemática), Massimo Canivacci (Antropologia), Antônio Nóbrega (Cultura popular – Dança e Música), Denilson Lopes (Comunicação e Cinema), Christine Greiner (Comunicação e Semiótica/ Dança) – a propósito das idéias de gesto em suas práticas e áreas de atuação. Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Dança (FADA), da Prefeitura do Rio,  esta publicação, reúne ainda escritos e imagens do processo de criação e do espetáculo “100 gestos”, da Cia Dani Lima, assim como um ensaio fotográfico feito especialmente para o livro.
O que define um gesto? Onde ele começa? Quais as relações entre gesto, postura, atitude, intenção, pensamento, movimento, contexto, linguagem, comunicação?  Que gestos nos afetam? Que gestos nos formaram? Uma dança é sempre feita de gestos? O que podem os gestos revelar sobre as escolhas afetivas-estéticas-éticas-políticas dos corpos e  de suas danças ?


Tudo começou com o desejo de mapear  os 100 gestos que marcaram o século XX, na busca de descobrir novas perspectivas para decifrar as corporeidades contemporâneas e suas escolhas estéticas e políticas. Um desejo de criar uma espécie de ‘museu do gesto’, onde pudéssemos observar certos parâmetros de corpo sendo replicados e transformados de geração em geração. Com o apoio do Programa Petrobras de Manutenção a Grupos e Companhias de Dança, esse desejo se transformou em um vasto projeto de pesquisa  que se desdobrou em diversas atividades entre 2011 e 2012 – uma série de entrevistas, um grupo de estudos; aulas de corpo e ateliês de criação, espetáculos.
Na primeira etapa do projeto, que contou com a colaboração do dramaturgo e pesquisador francês Christophe Wavelet, no lugar de tentar responder essas perguntas, fizemos tábula rasa e começamos entrevistando especialistas de várias áreas que se relacionam de alguma forma com o gesto, indagando como cada um deles encontrou a questão do gesto em suas vidas e práticas profissionais. A riqueza destas entrevistas, em sua maioria aqui publicadas, abriu um vasto panorama de interpretação para o conceito de gesto, revelando novos pontos de vista e norteando nossas pesquisas coreográficas e dramatúrgicas. Com uma equipe de seis bailarinos, vindos de lugares e backgrounds distintos no campo da dança, mergulhamos no levantamento de vertiginosas listas de gestos, matéria prima da construção do espetáculo “100 gestos”, que estreou em Agosto de 2012 no Rio de Janeiro.
Mas o projeto não acabou ai. Sentimos a necessidade de partilhar publicamente o riquíssimo processo de pesquisa desse projeto, o que foi possível com o apoio do Fundo de Apoio à Dança (FADA), que patrocinou esta publicação, reunindo as entrevistas, escritos e imagens do processo de criação e do espetáculo final, e um ensaio fotográfico feito especialmente para este livro.
Sem ignorar que o gesto atravessa todos os domínios da comunicação humana, da política à moda, da filosofia à arquitetura, do cinema à psicanálise, o foco principal de nossa pesquisa sempre foi o corpo. Tentar decifrar na gênese do movimento o que se expressa como gesto. Buscar dar visibilidade  ao complexo emaranhado de memórias pessoais, aprendizado social e contaminações  que tecem a expressão de cada sujeito desde a mais tenra infância e que são uma forma de ser-corpo no mundo. Procurar desvendar universos gestuais particulares a partir das relações que o corpo tece com o peso, com o espaço, com o tempo, com o movimento, com os outros corpos, com o público, com a representação e etc, revelando que o movimento dançado é um discurso. Um corpo que dança revela a especificidade da performance que ele inicia, onde as informações que se processam nele se articulam e se dão a ver com todas as implicações políticas e sociais que lhe são implícitas, seja nas relações com o próprio movimento, seja nas relações que estabelece com a cena e com o contexto no qual está inserido. Nenhum gesto é inocente, nenhuma dança é “só estética”. Cada vez que colocamos um corpo dançando em cena afirmamos um projeto de mundo, dizemos com gestos o que é importante e o que não, o que merece ser apreciado, em que valores acreditamos, quais bandeiras defendemos, mesmo que inconscientemente. Cada projeto estético, por sua vez, não é independente do mundo que o cerca. Foi gestado nesse mundo e com ele dialoga, dando visibilidade a determinados parâmetros, dando voz ou calando algum discurso. E dessa forma colaborando na manutenção ou na transformação dos valores que o engendram. Todas estas relações são extremamente complexas e não devem ser simplificadas, como o fazem os manuais que interpretam os significados dos gestos como se eles não fossem estruturas abertas e plásticas, que se transformam e ganham novos sentidos de acordo com o contexto onde estão inseridos. Como decifrar o complexo emaranhado de memórias pessoais, aprendizado social, contaminações e interpretações que tecem a expressão física de cada sujeito? Não são muitas das nossas escolhas inconscientes e involuntárias, heranças adquiridas nas relações familiares e sócio-culturais, nas informações apreendidas e processadas ao longo da vida?
A aposta em um procedimento inventariante vertiginoso, tanto no processo de pesquisa e criação do espetáculo quanto aqui  no livro, optando por uma variedade de abordagens conceituais e universos gestuais,  é uma escolha. Fazendo minhas as palavras de Umberto Eco, em “A Vertigem das listas”:  Não são as listas e inventários uma “tentativa de dar conta da multiplicidade do mundo, apontando simultaneamente, para os códigos reconhecidos de classificação e para uma maneira particular de captar, por sob as diferenças nomeadas e previstas, os parentescos subterrâneos entre as coisas, suas semelhanças dispersas ? Ou num plano inversamente simétrico: captar, por sob as semelhanças  explícitas, as diferenças invisíveis entre os objetos repetidos de uma série?” E existem listas coerentes, que reúnem entidades com algum tipo de parentesco, e listas incongruentes, como a enciclopédia chinesa de Borges, que tanto nos inspirou na confecção dessa coleção de gestos, práticas e discursos, e na qual os animais se dividem em: “a) pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c) domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães em liberdade, h) incluídos na presente classificação, i) que se agitam como loucos, j) inumeráveis, k) etcetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas". 
Dani lima

6 comentários:

  1. Nagaqq Yang Merupakan Agen Bandarq terbaik , Domino 99, Dan Bandar Poker Online Terpercaya di asia hadir untuk anda semua dengan permainan permainan menarik dan bonus menarik untuk anda semua

    Bonus yang diberikan NagaQQ :
    * Bonus rollingan 0.5%,setiap senin di bagikannya
    * Bonus Refferal 10% + 10%,seumur hidup
    * Bonus Jackpot, yang dapat anda dapatkan dengan mudah
    * Minimal Depo 15.000
    * Minimal WD 20.000
    * Deposit via Pulsa TELKOMSEL
    * 6 JENIS BANK ( BCA , BNI, BRI , MANDIRI , CIMB , DANAMON )

    Memegang Gelar atau title sebagai AGEN POKER ONLINE Terbaik di masanya

    Games Yang di Hadirkan NagaQQ :
    * Poker Online
    * BandarQ
    * Domino99
    * Bandar Poker
    * Bandar66
    * Sakong
    * Capsa Susun
    * AduQ
    * Perang Bacarrat
    * Perang Dadu (New Game)


    Info Lebih lanjut Kunjungi :
    Website : NAGAQQ
    Facebook : NagaQQ official
    WHATSAPP : +855977509035
    Line : Cs_nagaQQ
    TELEGRAM :+855967014811

    BACA JUGA BLOGSPORT KAMI YANG LAIN:
    Winner NagaQQ
    Daftar NagaQQ
    nagaqq

    ResponderExcluir
  2. Joker123 merupakan salah satu situs yang bekerjasama dengan agen judi online terpercaya LuckyPoker77 dengan game terbaru slot joker gaming online 2021. Situs Terpercaya: Joker123 dan joker slot terbaru

    ResponderExcluir
  3. Slot Online merupakan game slot online yang telah banyak dimainkan oleh jutaan orang di indonesia.
    fafaslot login
    Fafaslot88
    Fafa slot
    agen fafaslot 88
    Daftat fafaslot 88
    SITUS FAFASLOT

    ResponderExcluir